A psique engloba a personalidade como um todo: pensamentos, sentimentos e comportamentos – conscientes e inconscientes. Exerce a função de guia que adapta o individuo ao ambiente social e físico, regulando-o.
Para a Psicologia Analítica, a concepção de psique ratifica a idéia primordial de Jung, de que uma pessoa já nasce como um “todo”. Sua tarefa durante a existência é desenvolver este “todo” essencial, até levá-lo a um nível maior de coerência, diferenciação e harmonia, cuidando também para que ele não se divida em sistemas separados, autônomos e conflitantes.
A psique é composta por diferentes sistemas e níveis, mas que interagem entre si.
Possui 3 níveis:
A consciência é a parte conhecida da mente. É uma percepção consciente que aparece logo cedo na vida e que podemos observar na criança ao observar os pais, objetos, etc.
Temos 4 funções psíquicas, das quais duas são racionais – Pensamento e Sentimento – e duas irracionais – Sensação e intuição.
As funções não são utilizadas na mesma proporção, na maioria das vezes havendo uma predominância na utilização de uma determinada função, o que irá caracterizar um individuo. Por exemplo: uma pessoa tipo Pensamento será claramente diferente de uma outra pessoa tipo Sensação.
Além das funções psíquicas que determinam o tipo, existem as atitudes que determinam a orientação da mente consciente:
© 2021 Jogo de Areia | Todos direitos reservados